Parte 1

Pesquisa no Ensino Médio

No dicionário o termo pesquisar se refere a: “Ação ou efeito de pesquisar, de buscar mais informações a respeito de algo ou de alguém; ação de investigar de maneira detalhada” (PESQUISA, 2021). Ao se considerar o contexto educacional, a pesquisa vai além, pois em uma concepção de educação para a emancipação e autonomia do sujeito não basta encontrar informações sobre determinado tema, mas, sobretudo, transformar tais achados em estudos mais aprofundados, que levem à reflexão, ao debate e à construção de novos conhecimentos. Para Demo (2003), por meio da pesquisa o conhecimento é desconstruído para se reconstruir um conhecimento novo, com novas possibilidades, e, por isso, deve ser proposto a partir de dúvidas e questionamentos na busca por soluções para resolver problemas.

A pesquisa científica é uma forma sistemática de encontrar respostas para problemas utilizando-se métodos científicos. Esse tipo de pesquisa tem várias finalidades, pode ser realizada, por exemplo, para resolver problemas da humanidade − como solução para problemas ambientais, tratamento de doenças, compreensão do comportamento humano e social, dentre tantos outros. Na escola, utilizada como recurso de aprendizagem, contribui para o desenvolvimento de diversas competências necessárias para o aprendizado escolar e a formação de cidadãos conscientes e reflexivos.

Como enfatizado por Abreu (2002), a pesquisa é um processo complexo, que exige o desenvolvimento de habilidades para que aconteça de forma satisfatória e conduza efetivamente à aprendizagem. Para Faqueti (2002) a dinâmica da pesquisa escolar abrange estudante, professor e bibliotecário e ampara-se em recursos teóricos e práticos que estimulam o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

A prática da pesquisa demanda formação e informação. A busca por informação é imprescindível para realizar uma pesquisa; saber onde encontrá-la e utilizá-la de maneira produtiva é parte do processo informativo. Contudo, é imprescindível a orientação do professor no desenvolvimento da pesquisa escolar para que ocorra o processo formativo. Nesse contexto, a pesquisa deve ser planejada em consonância com as demais ações pedagógicas da escola e articulada junto com o bibliotecário. Além disso, é importante que o professor reconheça os conhecimentos prévios dos alunos, seu desenvolvimento cognitivo, social e cultural. Propor uma seleção adequada de fontes para pesquisa, leituras mais profundas e a elaboração de textos próprios também os ajudará nesse percurso.

No Ensino Médio a pesquisa é fundamental para propiciar o desenvolvimento de habilidades de investigação, de busca e uso de informação para as mais diversas atividades da vida cotidiana. Portanto, ocasião para uma motivação que impulsione o questionamento, tornando a pesquisa um processo mais instigante e prazeroso. “A busca e o uso da informação são ações integrantes da aprendizagem, visto que o pensamento se constrói na interação das novas informações com o conhecimento prévio e experiências humanas” (GASQUE, 2012, p. 69). Nessa mesma linha, Fialho (2004, p. 20) acrescenta que “[...] a habilidade para pesquisar envolve a capacidade pessoal de análise, interpretação e julgamento das informações, atributos necessários para a elaboração da pesquisa”.

Bagno (2001, p. 21) destaca o quanto é importante a pesquisa para o estudante como jovem pesquisador ao enfatizar que: “[...] se quisermos que nossos alunos tenham algum sucesso na sua atividade futura – seja ela do tipo que for: científica, artística, comercial, industrial, técnica, religiosa, intelectual –, é fundamental e indispensável que aprendam a pesquisar”.

A prática da pesquisa no Ensino Médio mostra justamente uma prática educativa que incentiva estudantes a realizar um estudo de cunho científico, característico do processo de iniciação ou alfabetização científica, contribuindo para a formação de cidadãos cientificamente instruídos (MARQUES; RODRIGUES, 2017).

Para alcançar essas proposições os estudantes devem ser acompanhados para desenvolver competências e habilidades, tais como:

ACompreender o que é ciência, a importância da pesquisa e as questões éticas envolvidas, os tipos de pesquisa científica, o que é projeto de pesquisa, artigo científico, trabalho acadêmico, texto científico e seus elementos;

BSaber utilizar a biblioteca e seus recursos de informação, produtos e serviços, bem como buscar apoio do bibliotecário;

CSaber utilizar e selecionar qualitativamente fontes de informação impressas e eletrônicas diversas para pesquisa;

DSaber organizar os dados coletados, observações e anotações de pesquisa, bem como apresentá-los com clareza, de forma oral ou escrita;

EConhecer as normas para apresentação de trabalho acadêmico, resumo, referências e citações, assim como saber o que é plágio e direitos autorais;

FSaber investigar e analisar criticamente sobre o objeto de estudo ou pesquisa a fim de ter condições de posicionar suas observações e conclusões.