Conforme destacado anteriormente, é importante que o professor acompanhe todas as etapas do processo de pesquisa. E que durante esse percurso possa contar com a colaboração do bibliotecário para: orientar sobre a organização do acervo e a exploração dos recursos disponíveis por meio da biblioteca; mediar a procura por informações; a formulação de estratégias de busca; a seleção de fontes confiáveis, bem como orientar acerca da formatação e apresentação do trabalho.
Apresenta-se, a seguir, as principais etapas de pesquisa com orientações para o professor conduzir o processo na seguinte ordem: iniciação, exploração de informações, apresentação e avaliação do processo.
Nesta primeira etapa o professor propõe o trabalho de pesquisa e anuncia as exigências mínimas para o trabalho: o tipo de pesquisa a ser realizada, os prazos, a profundidade que se espera da investigação, o tipo de apresentação e a formatação exigida.
Em seguida, o professor sugere ou acolhe assunto/tema de interesse dos estudantes. Nesta etapa é importante propiciar momentos de reflexão para a definição do assunto/tema, tendo em vista as diversas possibilidades para aprofundamento da pesquisa, a quantidade de informação necessária para desenvolvê-la e a relação com o conteúdo curricular.
Atividade importante nesta fase é reconhecer, junto com os alunos, os conhecimentos prévios e levantar questões-problema relacionadas ao assunto. Para tanto, é necessário orientar uma busca preliminar por informações a fim de delimitar o foco da investigação. Estimular os estudantes a ler pode ser uma estratégia para ampliar as suas ideias sobre o assunto e o foco a ser investigado. O uso de obras de referência, como dicionários e enciclopédias, é essencial neste momento.
A partir daí, listar termos (palavras-chave) relevantes, iniciar as anotações de ideias e fatos sobre o assunto e o foco. Observar se o foco está de acordo com as exigências do professor e saber se existe informação suficiente para sustentar o foco da pesquisa. O professor pode incentivar que os estudantes o procurem para discutir sobre o foco da pesquisa. Importante alertar quanto aos recursos que precisarão e a delimitação temporal da pesquisa. Momento oportuno para a estruturação do plano de trabalho ou projeto de pesquisa. O projeto orienta quanto às ações a serem desenvolvidas. O planejamento das ações ajuda o estudante a atender a proposta de pesquisa anunciada pelo professor.
Relacionar experiências e aprendizagens prévias sobre o possível assunto a ser pesquisado pode se apresentar como um desafio para os estudantes. Assim como o dimensionamento do tempo disponível para realizar a pesquisa dentro dos prazos determinados pelo professor. Nesta fase é comum os estudantes apresentarem sentimentos de ansiedade e incerteza por não saber exatamente como vão realizar a tarefa. À medida que recebem as orientações e conseguem definir o assunto e o foco da pesquisa vão se sentindo mais seguros.
Neste estágio é muito importante que o professor possa contar com o bibliotecário para colaborar com o processo de pesquisa.
Os estudantes precisam ter uma visão geral do que existe sobre o assunto. Consultar o catálogo da biblioteca ajuda nesse início, para tanto, identificar como o conhecimento está organizado no acervo da biblioteca e explorar os recursos oferecidos torna-se imprescindível. Explorar sites de busca, como Google Acadêmico, entre outros, também pode ser útil nesta fase. Contudo, é preciso acompanhar os jovens pesquisadores no uso desse tipo de recurso, pois a partir dele são localizadas informações de diferentes fontes, sendo essencial conferir a veracidade dos conteúdos recuperados, bem como a adequação ao nível de informação pretendido para determinada investigação.
A partir desse ponto é preciso definir uma estratégia de busca1 para proceder à procura por informações sobre o assunto a ser investigado no catálogo da biblioteca e em bases de dados eletrônicas. Selecionar as fontes para pesquisa e seguir na execução da busca a fim de identificar informações condizentes com o assunto da sua pesquisa, comparar as informações iniciais colhidas com o que já se sabe sobre o assunto.
Quanto a esta fase, ressalta-se a importância de realizar buscas em diferentes fontes como forma de ampliar e abranger um volume maior de resultados relacionados ao assunto a ser explorado, sendo necessário observar os critérios para avaliar informação e suas fontes2, principalmente as disponíveis na internet.
A coleta deve recuperar efetivamente documentos com informações pertinentes e relevantes sobre o assunto investigado. Toda informação científica possui autoria, portanto, os estudantes devem ser orientados a referenciar e fazer citações dos documentos utilizados conforme as normas técnicas vigentes, atentando-se ao plágio e respeitando os direitos autorais.
Este estágio inclui orientar os estudantes a fazer anotações, apontamentos sobre o assunto e o foco da pesquisa e registrar as referências dos materiais de onde retiraram a informação. O que vai ajudá-los no momento de sintetizar as informações e elaborar seus próprios textos para a divulgação do trabalho.
Quando os estudantes partem para a busca de informação, devido à pouca experiência como pesquisadores, não conseguem, de início, encontrar exatamente o que precisam. A quantidade de informação ou mesmo informações conflitantes e incompatíveis com o assunto investigado os deixam confusos. A intervenção do professor e a ajuda do bibliotecário podem auxiliá-los a delinear melhor suas buscas e levá-los a ter confiança para realizar a tarefa.
Esta é a fase para organizar as anotações e analisar, de forma interpretativa, as informações. Outra atividade nesta etapa é sintetizar as informações e os dados coletados para produzir texto próprio, na perspectiva da construção e reconstrução do conhecimento.
Em seguida, organizar a apresentação do trabalho conforme definido nas orientações iniciais. A comunicação da pesquisa implica a divulgação para um público. No Ensino Médio esse momento se constitui em mais uma oportunidade para o jovem pesquisador expor suas habilidades de escrita científica, de falar em público e de trabalhar em equipe. Nessa fase o professor orienta para a apresentação da pesquisa conforme as normas técnicas de normalização de trabalhos acadêmicos3.
Ao finalizar o trabalho os estudantes geralmente se sentem aliviados por concluir a tarefa. Podem se apresentar decepcionados por não terem conseguido encontrar informações pertinentes ao foco da pesquisa dentro do prazo estipulado. Por outro lado, alguns estudantes demonstram satisfação por ter conseguido atingir o objetivo proposto na pesquisa e tê-la realizado conforme as exigências estabelecidas.
Deve-se garantir espaço para esta importante etapa a fim de que professor e estudantes possam avaliar dificuldades, desafios e aprendizados. Dois pontos se destacam: a) avaliar o resultado do trabalho, verificando se o conteúdo foi localizado como previsto, tendo por base o projeto de pesquisa; b) avaliar o processo de pesquisa, refletindo sobre o uso do tempo, o rigor científico e a adequação às exigências estabelecidas no início, a fim de identificar os aspectos que podem ser melhorados para as próximas pesquisas.
Especialmente para o professor esta etapa permite dimensionar a aprendizagem na perspectiva da reconstrução do conhecimento. E, além disso, identificar em que parte do processo de pesquisa os estudantes mais necessitam de orientação.
Ver: Roteiro para pesquisa.
Ver: Roteiro para pesquisa.
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