Apresenta-se, a seguir, um roteiro de pesquisa para auxiliar o professor na tarefa de orientar os estudantes na pesquisa escolar.
As fontes de informação são recursos em diversos suportes que permitem chegar a informações que respondam a uma demanda informacional do pesquisador. Para ter uma visão panorâmica do assunto a ser investigado recomenda-se, inicialmente, a consulta ao catálogo de uma biblioteca, como por exemplo, o catálogo do Sistema de Bibliotecas da UFG 4, que oferece acesso a conteúdos impressos e digitais. Sites como Google Acadêmico, dicionários e enciclopédias também ajudam nesta etapa. Para complementar essa busca inicial podem ser consultados também documentários, entrevistas, registros históricos e estatísticos, dentre outros materiais. Outra alternativa é recorrer às bases de dados de acesso aberto que oferecem conteúdos relevantes a serem explorados livremente.
Quadro 1 - Conceitos básicos relacionados às fontes de informaçãoConceito | Descrição |
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Artigo científico | Parte de uma publicação, com autoria declarada, de natureza técnica e/ou científica. |
Base de dados | Coleção de registros normalmente gerenciada por um sistema de busca. As bases de dados variam em seu conteúdo (páginas web, normas técnicas, dados estatísticos). |
Biblioteca e internet | Sistemas de informação que oferecem materiais variados, por meio de instrumentos de acesso para outros acervos e fontes de informação. |
Biografias | Contém informações sobre a vida e a obra de pessoas importantes em diversas áreas de conhecimento, líderes ou influenciadores na sociedade. |
Ferramenta de busca | Software que efetua pesquisa simultaneamente em diversas fontes. Exemplos: Google, Yahoo, Bing. |
Jogos educativos | Recursos didáticos elaborados para divertir e potencializar a aprendizagem de conceitos, conteúdos e habilidades. São classificados em convencionais e digitais. |
Literatura infantil e juvenil | Textos que estimulam a leitura, a imaginação, a interpretação e enriquecem a escrita. Os textos clássicos são mais complexos e, se bem explorados, podem refletir positivamente na aprendizagem dos jovens leitores. |
Livros didáticos | Materiais de apoio pedagógico para trabalhar os conteúdos das disciplinas. |
Livros paradidáticos | Trazem informações para aprofundar e enriquecer o conhecimento em relação a um assunto. Podem se apresentar: a) em forma de narrativa, assemelhando-se aos livros literários, em geral tem o sentido de estimular atitudes e comportamentos; b) como livros informativos, que são também considerados científicos. Têm por concepção a divulgação científica, a popularização da ciência, a leitura e a pesquisa. |
Multimeios (vídeos, imagens) | Materiais não convencionais que utilizam recursos audiovisuais (imagem e som) com linguagem própria. |
Obras de referência | Contém informações básicas, definições e dados estatísticos. Exemplos: dicionários, enciclopédias, atlas, manuais, almanaques. |
Portais | Ambientes estruturados que reúnem e/ou integram diversas fontes de informação. Exemplo: Portal Periódicos CAPES. |
Publicação periódica ou periódico | Publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas e destinada a ser continuada indefinidamente. |
Repositórios | Sistemas de informação que armazenam, preservam, divulgam e dão acesso à produção intelectual de comunidades científicas. Exemplo: Repositório Institucional UFG. |
Os conceitos elencados acima, facilitam a compreensão dos pesquisadores para o desenvolvimento acadêmico relacionado aos recursos informacionais, no momento da busca por conteúdos científicos.
A escolha de fontes de informação confiáveis é um aspecto relevante no desenvolvimento de uma pesquisa. Para uma visão mais abrangente sobre determinado assunto faz-se necessário realizar buscas em diferentes fontes. Ressalta-se, como critérios básicos para selecionar fontes confiáveis para pesquisa: credibilidade e qualidade das informações, atualização do conteúdo, adequação do material, facilidade de acesso. Entretanto, outros parâmetros podem ser observados na seleção de materiais para pesquisa. A seguir apresenta-se o Quadro 2 com critérios para avaliação de fontes de informação na internet baseado nos estudos de Tomaél et al. (2001).
Quadro 2 – Critérios para avaliação de fontes de informação na internetCritérios | Detalhes |
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Informações de identificação | Dados da pessoa jurídica ou física responsável pelo site: endereço eletrônico do site; e-mail do site; título claro e preciso do site e da fonte de informação; objetivos da fonte e a que público se destina; disponibilização de informações adequadas sobre a fonte; identificação da tipologia da fonte e de sua origem. |
Consistência das informações | Cobertura da fonte; validez do conteúdo em relação aos propósitos do usuário; resumos ou informações complementares; coerência na apresentação do conteúdo informacional; oferta de informações filtradas ou com agregação de valor; apresentação de informação original ou apenas fornecimento do endereço para recuperá-la. |
Confiabilidade das informações | Dados completos de autoria do mantenedor da fonte; autor apresenta formação/especialização na sua área de atuação; analisar a organização que disponibiliza o site; conteúdo relacionado à área de atuação do autor demonstra relevância; existência de referências bibliográficas dos trabalhos do autor; contato do autor; origem da informação; verificação de datas e se a informação está atualizada. |
Adequação da fonte | Coerência da linguagem utilizada pela fonte de acordo com seus objetivos e público; coerência do site onde a fonte estiver localizada com seu propósito ou assunto. |
Links | - Links internos: clareza para onde conduzem; tipos disponíveis; atualização dos links; - Links externos: clareza para onde conduzem; devem apontar apenas para sites confiáveis; tipos disponíveis mais comuns: informações complementares, ilustrações, portais temáticos etc.; revisão constante dos links. |
Facilidade de uso | - Links: que possibilitem fácil movimentação; que possibilitem avançar e retroceder; - Quantidade de cliques para acessar a fonte e a informação: da página inicial até a fonte são recomendados três cliques; da fonte à informação são três ou menos cliques; - Disponibilidade de recursos da pesquisa na fonte: função de busca, lógica booleana, índice, arranjo e outros; - Recursos auxiliares à pesquisa: tesauros, listas, glossários, mapa do site, guia, ajuda na pesquisa, outros; instruções de uso; manuais da fonte de informação para download ou impressão. |
Layout da fonte | Tipos de mídias utilizadas: imagens, fixas ou em movimento e som; a harmonia entre a quantidade de mídias; coerência entre as várias mídias: texto, imagem, som; pertinência com os propósitos da fonte; legibilidade: nitidez, tamanho; clara identificação das imagens; Na estrutura do layout e arranjo: haja coerência na utilização de padrões; os recursos sirvam a um propósito; as imagens facilitem a navegação; o design do menu seja estruturado para facilitar a busca; a criatividade contribua para a qualidade; evite-se o frame, que limita o uso da fonte. |
Restrições percebidas | Pequena quantidade de acessos simultâneos; alto custo de acesso à fonte de informação; mensagens de erro durante a navegação; direitos autorais impedindo o acesso à informação completa. |
Suporte ao usuário | Contato com o produtor da fonte; informações de ajuda na interface: help. |
Outras observações percebidas | Recursos que auxiliam pessoas com deficiência no uso da fonte; opção de consulta em outras línguas. |
Para a acessibilidade informacional das pessoas com deficiência é necessário atentar-se às tecnologias assistivas que são recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais para a utilização de fontes de informação para pesquisas.
Diante da dinamicidade da produção e comunicação da informação, tem-se, atualmente, um grande universo de fontes disponíveis, sobretudo na internet. O pesquisador pode usufruir de informação nos mais diversos suportes, desde os impressos − como livros e artigos científicos, até os mais diferentes meios de comunicação da informação − como, por exemplo: documentos eletrônicos, sites especializados de busca, base de dados, bibliotecas digitais, portais de informação científica, mídias sociais, correio eletrônico.
O acesso às fontes pode ser livre ou restrito. As bases de dados de acesso livre estão disponíveis para qualquer pessoa com acesso à internet. As bases de dados de acesso restrito necessitam de permissão para serem acessadas. Geralmente tal permissão ocorre por meio de vínculo a uma instituição de ensino ou de pesquisa.
A exploração dos recursos informacionais disponíveis por meio da biblioteca da instituição pode ser o primeiro passo. Os catálogos das bibliotecas direcionam o acesso a materiais impressos importantes em diversas áreas do conhecimento. O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (Sibi/UFG) oferece aos pesquisadores (professores e estudantes) acesso a materiais impressos e acervos virtuais adquiridos pela universidade a partir do endereço eletrônico www.bc.ufg.br, os quais podem ser consultados a partir das abas destacadas no Quadro 3.
Quadro 3 - Acervos disponibilizados pelo Sibi/UFGTipo de acervo | Material disponibilizado |
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Acervos na biblioteca | Consulta ao catálogo eletrônico e acesso aos materiais impressos. |
Acervos virtuais | BDLG - A Biblioteca Digital de Literatura Goiana é um repositório temático em literatura que disponibiliza textos literários de todos os gêneros, narrativo, lírico e dramático, de autores nascidos no estado de Goiás e que escrevem sobre Goiás. BDTD/UFG - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações defendidas na UFG. BDTD/IBICT - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações defendidas no Brasil. Normas ABNT - Acesso à coleção de normas técnicas para consulta a toda comunidade UFG. Periódicos Capes - Portal de acesso a produção científica nacional e internacional: artigos científicos, normas, patentes, e-books, dentre outros. Periódicos UFG - Portal para acesso à produção científica da UFG constituída por artigos científicos de pesquisadores nas diversas áreas de conhecimento. Repositório institucional - Acesso à produção científica da UFG com diversos materiais informacionais, como manuais, guias, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), dentre outros. |
Além disso, os pesquisadores podem recorrer à equipe do Sibi/UFG para encontrar outros materiais que estejam disponíveis por meio de redes nacionais e internacionais de bibliotecas às quais os bibliotecários têm acesso.
Considerando o universo crescente de informação, são diversas as fontes disponíveis e, nesse meio, há necessidade de selecionar aquelas confiáveis e relevantes para atender a necessidade de informação dos estudantes em cada etapa do itinerário escolar.
À medida que o aluno pesquisador se aprofunda na busca por informação na sua área ou assunto de interesse surgem cada vez mais fontes e recursos informacionais que vão sendo incorporados na sua prática de pesquisa. O pesquisador deve estar atento para analisar os conteúdos coletados, recorrendo aos diversos instrumentos de avaliação de qualidade e pertinência das fontes, como, por exemplo, os critérios apresentados anteriormente. Além disso, no caso de estudantes do ensino básico, é imprescindível o acompanhamento do professor e/ou do bibliotecário na busca e seleção de conteúdos a fim de ajudá-los a reconhecer a validade das informações localizadas e confrontá-las com outras fontes reconhecidas no meio acadêmico e científico.
Apresenta-se, no Quadro 4, algumas fontes de informação disponíveis na internet, com acesso aberto, priorizando as que auxiliam os alunos de Ensino Médio em suas pesquisas, sem pretender ser exaustivo, mas com o intuito de auxiliar os professores nas indicações de fontes para as pesquisas dos estudantes. Destaca-se que existem outras fontes, não elencadas neste trabalho, sendo recomendado dirigir-se ao bibliotecário para localizá-las, pois podem ser úteis em determinada investigação. Além do mais, fontes digitais ora disponíveis podem ter o seu acesso limitado ou deixar de existir em algum momento, tendo em vista a dinamicidade da comunicação e disponibilização das fontes pelas instituições responsáveis.
Quadro 4 - Algumas fontes de informação disponíveis na internetSites | Detalhes |
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BDTD/IBICT | Acesso livre à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações defendidas nas instituições de ensino e pesquisa no Brasil. |
BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL | Disponibiliza gratuitamente e em formato multilíngue importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. |
BRASIL ESCOLA | Dispõe de mais de 100 mil textos de disciplinas dos ensinos fundamental e médio que são referência para vestibular e ENEM. |
BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL | Disponibiliza gratuitamente e em formato multilíngue importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. |
CIÊNCIA HOJE | Referência na divulgação científica em todas as áreas, levando em conta o rigor acadêmico e a adequação de forma e linguagem. Permite acesso livre à parte do conteúdo. |
DATAVIVA | Plataforma aberta de pesquisa que permite acesso a dados sociais, econômicos, educação, indústria, mercado profissional e outras categorias dos mais de 5 mil municípios brasileiros. |
DICIO | Dicionário on-line de português (Editora 7Graus). |
DOMINIO PÚBLICO | Biblioteca virtual que tem como principal objetivo promover o amplo acesso à obra literárias, artísticas e científicas na forma de textos, sons, imagens e vídeos. |
GALILEU | Material sobre ciência, tecnologia, cultura, cinema, artes, séries de tv, sociedade, comportamento, vestibular e ENEM. Algumas matérias são de acesso livre. |
GOOGLE SCHOLAR (Google Acadêmico) | Ferramenta de busca possibilita a localização de artigos, livros, teses, dissertações e outras publicações dentre uma variedade de disciplinas e fontes. |
IBGE | Provedor de dados e informações do País que atende às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. |
MICHAELIS | Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa (Editora Melhoramentos). |
MUNDO EDUCAÇÃO | Conteúdo voltado para estudantes dos ensinos fundamental e médio nos mais variados assuntos e disciplinas. |
NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL | Os principais temas disponíveis são: ciência, viagem, animais, história e meio ambiente. |
NORMA CULTA | Tem como objetivo fornecer informações relevantes sobre assuntos de gramática da Língua Portuguesa (Editora 7Graus). |
PORTAL PERIÓDICOS CAPES | Biblioteca virtual que reúne e disponibiliza produção científica em todas as áreas do conhecimento nacionais e internacionais por meio de materiais como e-books, artigos científicos, normas, patentes, dentre outros. |
SCIELO | Portal de revistas brasileiras que organiza e publica textos completos de revistas na internet. |
VIRTUOUS | Disponibiliza conteúdos abertos em diversas áreas/disciplinas por meio dos portais: Só matemática Só Português Só Geografia Só Biologia Só História Só Física Só Química Só Pedagogia Só Língua Inglesa Só Espanhol Só Italiano Só Russo Só Nutrição Só Filosofia Só Literatura Só Turismo Só Xadrez Só Contabilidade |
SUPERINTERESSANTE | Oferece conteúdo em ciência, história, tecnologia, cultura, curiosidades. Algumas matérias são de acesso livre. |
WIKIPEDIA | Projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue com o propósito de fornecer conteúdo livre, objetivo e verificável. |
WORLD WIDE SCIENCE | É uma porta de entrada global de ciências composta por bancos de dados e portais científicos nacionais e internacionais, fornecendo uma busca única de bancos de dados de todo o mundo. |
Vale destacar que o uso Wikipédia e do Google Acadêmico para fins acadêmicos requer atenção dos pesquisadores a fim de se encontrar materiais cientificamente válidos para as pesquisas, pois são ferramentas que oferecem conteúdos de forma ampla e generalizada, porém afetados por interesses comerciais e pessoais de seus colaboradores e responsáveis.
Além das fontes apresentadas, sugere-se que sejam explorados os catálogos eletrônicos das bibliotecas, que direcionam para os seus materiais impressos, bem como dos repositórios institucionais, que permitem acesso à produção científica de universidades e institutos de pesquisa diversos.
As bases de dados eletrônicas oferecem diversas formas de realizar buscas, sendo necessário estabelecer uma tática para recuperar resultados relevantes para a pesquisa. A estratégia de busca é a combinação de termos (palavras-chave) para a busca por informações sobre o assunto da pesquisa. Portanto, é importante definir palavras-chave relacionadas com o tema e utilizar delimitadores de busca para recuperar resultados expressivos. Em algumas situações é preciso recorrer a descritores 5 para elaborar uma estratégia eficaz para busca em bases de dados específicas de determinadas áreas do conhecimento.
O professor, como especialista de uma área do conhecimento, pode direcionar a busca por informação, ajudando a definir palavras-chave adequadas relacionadas ao tema em questão. O conhecimento prévio do assunto/tema tanto por parte do professor orientador quanto do estudante pode contribuir para se estabelecer uma estratégia eficiente de busca.
Recomenda-se:
AListar os termos correlatos, sinônimos, nomes populares e científicos, bem como autores de referência na área;
BUsar variações das palavras: plural/singular, conforme necessário;
CRelacionar palavras significativas, como substantivos e adjetivos, que descrevam o tema e excluir palavras vazias, por exemplo artigos, preposições e verbos;
DVerificar a abrangência do assunto, observando se ele é melhor representado por uma expressão. Exemplo: ‘diabetes mellitus’ e não apenas ‘diabetes’.
Caso se obtenha pouco material sobre determinado assunto, sugere-se ampliar a busca utilizando termos mais gerais. Por exemplo: para obter materiais sobre todos aspectos e tipos de diabetes pode-se fazer uma busca ampla com o termo ‘diabetes’ e, em seguida, selecionar os documentos de interesse utilizando os filtros disponíveis. Em outros momentos pode ser essencial refinar a busca para chegar a resultados relevantes e específicos. Nesses casos, faz-se necessário utilizar termos específicos e explorar os delimitadores de busca, conhecidos também como filtros.
Os sistemas de busca na internet oferecem diversos recursos para pesquisa e é importante observar os delimitadores que sejam adequados ao assunto/foco da pesquisa.
Os delimitadores mais utilizados são:
ACampo de busca: título, autor e assunto são os campos mais utilizados para a busca de materiais informacionais. Geralmente os sistemas de busca oferecem busca simples e avançada. Na busca simples escolhe-se um termo (palavra-chave) para proceder a busca, ou seja, será uma busca mais ampla sobre determinado assunto. Para restringir a busca e recuperar resultados mais específicos a melhor opção é a busca avançada, que permite a combinação de diversos termos (palavras-chave) e, em alguns casos, a escolha de filtros para refinar a busca.
BTempo: época em que os fatos ocorreram ou que foi publicado o material. Dependendo do que se pretende alcançar com a pesquisa, pode ser necessária uma busca histórica, em documentos mais antigos. Em outros casos o que se pretende é uma busca em documentos recentes que estão em evidência. Então, será preciso avaliar de acordo com cada caso o período de tempo a ser delimitado para a busca.
CIdioma: permite delimitar o idioma dos documentos recuperados. Pode ser necessário para se verificar a abrangência que determinado assunto possui no meio científico. Na Educação Básica o foco das pesquisas se concentra no idioma português. É importante observar que algumas bases de dados eletrônicas possuem predominantemente materiais informacionais em língua inglesa. Ainda assim é possível recuperar materiais importantes em português a serem aproveitados pelos estudantes.
DTipo de documento: podem ser encontrados materiais em diversos formatos: artigo, livro, tese, dissertação, áudio, vídeo, imagem e outros. As mais conceituadas bases de dados se concentram na oferta de artigos científicos, devido às características de rapidez na comunicação e divulgação das pesquisas.
ETexto completo ou apenas o abstract (resumo): em uma busca inicial pode ser interessante obter de forma mais geral a maior quantidade de materiais disponíveis no meio acadêmico/científico. Nesse caso, recuperar documentos que dão acesso a resumos pode ser importante. No entanto, se a necessidade for obter o texto completo, deve-se observar se a base de dados oferece esta opção e se é permitido o download. Recomenda-se que, ao identificar um documento de interesse, proceda-se ao download para posterior consulta e leitura, tendo em vista que as bases de dados podem deixar de oferecer alguns conteúdos sem aviso prévio.
Os recursos de busca mais utilizados são: operadores booleanos, truncagem, parênteses, aspas e delimitadores ou filtros em geral.
AOperadores booleanos: operadores lógicos de busca. O termo booleano é em homenagem a George Boole, que definiu um sistema de lógica algébrica. Os operadores são utilizados para combinar termos a fim de restringir ou ampliar uma busca.
AND, E, + | OR, OU | NOT, NÃO, - |
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Atenção: algumas bases de dados exigem o uso do operador booleano em língua inglesa, mesmo que as palavras-chave para busca estejam em português (AND, OR, NOT). Eles devem ser grafados em maiúscula para serem detectados como operadores booleanos pelo buscador.
Exemplos de como usar:
O Quadro 5 apresenta a função de cada operador booleano.
Quadro 5 - Função de cada operador booleanoAND | Recupera documentos que contenham ambos os termos. | |
OR | Recupera documentos que contenham qualquer um dos termos separados ou ambos. | |
NOT | Recupera documentos que contenham apenas o primeiro termo, excluindo o segundo. |
BTruncagem: usada para recuperar variações de um termo ou palavra, no início, meio ou fim dela. Os sinais mais usados são o asterisco *; o cifrão $ e o sinal de interrogação ? .
Exemplos:
CParênteses ( ): usados para agrupar termos de busca quando se utiliza operadores booleanos diferentes. Os termos entre parênteses são processados em primeiro lugar.
Exemplo:
(cereais OR grãos) AND dieta. A busca trará resultados que contenham os termos combinados − cereais AND dieta e grãos AND dieta.
DAspas “ ”: recurso para buscar frases exatas e/ou expressões de busca.
Exemplo:
“efeito estufa”
EDelimitadores ou filtros em geral: as bases de dados oferecem campos de busca diferentes. Ao efetuar a busca por palavras-chave recomenda-se verificar se há filtros que sejam adequados para refinar a busca.
Veja como consultar o catálogo das bibliotecas do Sibi/UFG em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/88/o/Tutorial_busca_acervo_2017.pdf Acesso em: 9 out. 2021..
Descritores são termos padronizados escolhidos por especialistas, organizados de forma hierárquica, de acordo com a terminologia de cada área do conhecimento. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbccv/a/YjJ9Hw34dfDTJNcTKMFnKVC/?lang=pt Acesso em: 4 mar. 2022.