Conforme a NBR 14724/2011, a estrutura do trabalho acadêmico, seja de qual tipo for − TCEM, TCC, monografia, dissertação e tese, deve ter os elementos dispostos na Figura 1.
Figura 1 - Estrutura do trabalho acadêmico conforme a NBR 14724/2011 Fonte: Adaptado de Associação Brasileira de Normas Técnicas (2011).Conforme o disposto na referida norma, o trabalho deve conter parte externa e interna. E a parte interna é subdividida em: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Capa - Deve conter: nome da instituição, nome do(s) autor(es); título; subtítulo (se houver); local; e ano (data da entrega).
Lombada - Se houver, deve seguir a NBR específica. A lombada, no entanto, só aparece quando o trabalho é impresso e se coloca a capa dura. Trata-se da lateral do material, onde consta título do trabalho, nome do autor e ano.
Folha de rosto - deve conter as informações na seguinte ordem: nome do(s) autor(es); título; c) subtítulo (se houver); natureza; nome do orientador e do coorientador (se houver); local e ano (data da entrega).
Errata - Inserida logo após a ficha de identificação da obra, deve conter a referência do trabalho e o texto da errata.
Ficha catalográfica - inserida no verso da folha de rosto, contém informações bibliográficas para identificar uma obra.
Folha de aprovação - deve ser assinada pelos membros da banca e segue padrão estabelecido pela instituição.
Dedicatória - é inserida após a folha de aprovação. Não deve constar a palavra “Dedicatória” como título.
Agradecimentos - tem o título centralizado e é inserido após a dedicatória.
Epígrafe – item opcional, pode ser inserida após os agradecimentos e também nas folhas ou páginas de abertura de seções primárias.
Resumo no idioma do texto - informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento. Para trabalhos acadêmicos deve conter de 150 a 500 palavras.
Resumo em outro idioma - elaborado na língua estrangeira indicada pela instituição.
Lista de ilustrações - recomenda-se elaborar listas para cada tipo de ilustração: lista de figuras, lista de gráficos, lista de quadros, lista de tabelas. Devem ser apresentadas de acordo com a ordem das ilustrações no texto. A lista de tabelas segue as normas de apresentação tabular do IBGE, disponível para download no hiperlink: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf .
Lista de abreviaturas e siglas - elaborada em ordem alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões por extenso.
Lista de símbolos - elaborada de acordo com a ordem em que aparecem no texto com o correspondente significado.
Sumário - Relação das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia do documento.
Introdução - parte inicial do texto onde consta o assunto tratado, o problema da pesquisa, a justificativa, os objetivos, as hipóteses, relevância acadêmica e social e outros elementos necessário para situar o tema do trabalho.
Desenvolvimento - parte principal do trabalho, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto, a fundamentação teórica, o método, os resultados e as discussões, separados em seções e subseções, de acordo com a orientação do professor-orientador.
Conclusão - recapitulação sintética do trabalho, seus principais resultados, a resposta para as hipóteses ou questões básicas apresentadas na introdução e as recomendações e sugestões para trabalhos futuros.
Referências - conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual.
Glossário - lista em ordem alfabética de palavras especiais, pouco conhecidas, obscuras ou de uso restrito acompanhadas de seus respectivos significados.
Apêndice - texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Ex.: o questionário da pesquisa criado pelo autor do trabalho.
Anexo - texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Ex.: uma lei ou um mapa feito por outra pessoa e que foram inseridos no trabalho.
Índice - lista de palavras ou frases, ordenadas segundo um determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.
Também conforme a NBR 14724/2011, o trabalho acadêmico deve seguir as regras gerais de apresentação dispostas no Quadro 8.
Quadro 8 - Regras gerais de apresentação conforme a NBR 14724/2011FORMATO | Papel tamanho A4 (21cmx27cm) Se houver impressão, utilizar apenas a frente da folha. No verso somente a ficha catalográfica. Margens: Esquerda e superior: 3 cm; Direita e inferior: 2 cm |
FONTE | Tipo de fonte: não especificada pela norma. Normalmente, no sistema Windows, são utilizadas: Arial OU Times New Roman. Escolhida a fonte deve-se utilizá-la em todo o texto. Tamanho da fonte: 12 para o texto Fonte 10 ou 11 para: citações mais de 3 linhas; nota de rodapé; paginação; ficha catalográfica; legendas; fontes das ilustrações e tabelas. Escolhido o tamanho 10 ou 11, deve-se utilizar em todo o texto, onde for cabível. |
ESPAÇAMENTO ENTRE AS LINHAS | 1,5 linhas: para todo o texto, incluindo a capa. Simples (1 linha):
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PARÁGRAFO | A norma não especifica o tamanho do parágrafo. Definir com o professor-orientador o tamanho a ser usado. Os mais comuns são: 1cm25, 1cm5 e 2cm |
NUMERAÇÃO PROGRESSIVA | Os títulos de seções primárias devem iniciar em páginas distintas, destacados gradativamente através dos recursos: maiúscula, negrito e itálico. O sumário deve seguir padrão semelhante ao colocado no texto. Ou seja, mesmos títulos de seções e subseções. |
ALINHAMENTO DO TEXTO | Centralizado: para títulos sem indicação numérica (como: resumo, abstract, listas, sumários, referências, apêndices e anexos). Esquerdo:
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NOTAS DE RODAPÉ |
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PAGINAÇÃO | Todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. Não conta: a capa, a folha da ficha catalográfica. A numeração aparece somente a partir da primeira página da parte textual, que é a INTRODUÇÃO. |
ILUSTRAÇÕES E TABELAS | Tipos de ilustração: figuras, fotografias, gráficos, mapas, quadros, fluxogramas, desenhos, esquemas, organogramas, plantas e outros. A identificação da ilustração e/ou tabela aparece na parte superior da mesma. E a fonte é indicada na parte inferior. O alinhamento da ilustração, do título e da fonte é livre, mas deve ser uniforme em todo o trabalho. |
ABREVIAÇÕES E SIGLAS | Escrever o termo por extenso quando aparecer pela primeira vez no texto e colocar a sigla entre parênteses. Na próxima vez que surgir no texto usar somente a sigla. |
No que diz respeito à numeração progressiva, conforme a NBR 6024/2012, ela é usada para demarcar os títulos das seções e subseções do trabalho acadêmico, em uma sequência lógica, bem como o inter-relacionamento entre eles, em materiais em qualquer tipo de suporte. A norma limita a subdivisão da seção principal em até quatro subseções. A numeração progressiva também aparece no sumário, para guiar o leitor entre as seções e subseções.
A seguir se tem um exemplo de numeração progressiva. Observe que o assunto inicial vai sendo aprofundado à medida que a numeração vai sendo subdividida. Ressalta-se que não é obrigatório usar todas as subdivisões no trabalho, pode acontecer de serem usadas apenas a seção principal e uma ou duas subdivisões.
Exemplo:
1 | INTRODUÇÃO |
2 | REVISÃO DE LITERATURA |
2.1 | ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
2.1.1 | Ensino superior em Goiás |
2.1.1.1 | Universidade Federal de Goiás |
2.1.1.1.1 | Universidade Federal de Goiás |
Quanto ao sumário, vale ressaltar que ele difere do índice, tanto na função quanto na localização do mesmo no trabalho. O sumário é um guia para o leitor acerca do conteúdo do trabalho, portanto, vem no início do mesmo, como item pré-textual, ou seja, antes da introdução. Já o índice é uma lista de palavras ou frases, ordenadas segundo um determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no corpo do texto; é um item pós-textual, ou seja, vem após a conclusão do trabalho.
São registros, no texto, de uma informação extraída de outra fonte, qualquer que seja ela. As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numérico ou autor-data. Para trabalhos acadêmicos recomenda-se o sistema autor-data: indicação do autor pelo último sobrenome, seguido da data de publicação do documento do qual a citação foi retirada.
As citações podem ser: direta, indireta, citação de citação. Quando a autoria citada estiver no corpo do texto a grafia deve ser em maiúsculo e minúsculo. Quando estiver entre parênteses, deve ser toda em maiúsculo.
A Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado. O trecho deve ser incluído no texto com aspas e constar o número da página.
Exemplo:
Segundo Demo (2003, p. 5), “[...] o que melhor distingue a educação escolar de outros tipos e espaços educativos é o fazer-se e refazer-se na e pela pesquisa”.
OU
“[...] o que melhor distingue a educação escolar de outros tipos e espaços educativos é o fazer-se e refazer-se na e pela pesquisa”, segundo Demo (2003, p. 5).
OU
“[...] o que melhor distingue a educação escolar de outros tipos e espaços educativos é o fazer-se e refazer-se na e pela pesquisa” (DEMO, 2003, p.5).
Exemplo de citação direta com mais de três linhas:
Aprender a pesquisar exige prática, reflexão e o desenvolvimento da capacidade de lidar com a informação. Isso porque no processo de pesquisa, o aprendiz precisa buscar informação de qualidade dentre vários recursos e canais, utilizar estratégias para aquisição do conhecimento e comunicá-lo. Esses procedimentos precisam ser realizados, considerando os aspectos éticos e legais da informação. (GASQUE, 2020, p. 27).
Indicar os nomes dos três autores.
Exemplo com até três autores:
Marques, Abreu e Paulino (2003) afirmam que a pesquisa não alcançou os objetivos esperados, tampouco as hipóteses foram confirmadas.
OU
A pesquisa não alcançou os objetivos esperados, tampouco as hipóteses foram confirmadas (MARQUES; ABREU; PAULINO, 2003).
Indicar apenas o primeiro autor seguido da expressão latina et al., que significa e outros.
Exemplo com mais de três autores:
“A quantidade de informações presente na Internet dificulta a localização de uma fonte específica” (TOMAÉL et al., 2001, p. 9).
Na lista de referências pode colocar todos os autores ou usar a expressão et al.
B Citação indireta: texto baseado na obra de determinado autor, mas escrito com suas palavras. Não precisa do número da página nem das aspas.
Exemplo 1:
Segundo Soares (2019), muitas vezes os alunos não sabem por si mesmos elaborar uma pesquisa, sendo necessário explorar os momentos em sala de aula para apoiar o aluno pesquisador em suas buscas.
Exemplo 2:
Há uma tendência de os estudantes recorrerem à biblioteca em busca de materiais sugeridos pelos professores (MILANESI, 1983).
C Citação da citação: citação direta ou indireta de uma fonte a qual não se teve acesso ao original. Utiliza-se a expressão latina apud (citado por). Se tiver acesso ao original, dê preferência a ele. Na lista de referências colocar apenas a obra que leu.
Exemplo 1:
“[...] o viés organicista da burocracia estatal e antiliberalismo da cultura política de 1937, preservado de modo encapuçado na Carta de 1946” (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215).
Exemplo 2:
No modelo serial de Gough (1972 apud NARDI, 1993), o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.
No caso de material com autor não identificado, citar pelo título.
Exemplo:
(OS MELHORES..., 2006)
É a prática de usar ideias de outro autor e não citar. É considerada uma conduta antiética9 e criminosa 10.
ADurante o desenvolvimento da pesquisa anotar e organizar as fontes utilizadas;
BUtilizar adequadamente as normas técnicas de citação (NBR 10520/2002) e de referências (NBR 6023/2018);
CFazer a citação sempre que usar uma frase, ideia, trecho, conceito desenvolvido por outro autor;
DUsar software antiplágio para averiguar a autenticidade do texto;
ESe tiver dúvidas recorrer ao bibliotecário.
É a parte que apresenta as referências dos documentos citados ao longo do trabalho. Podem ser ordenadas de forma alfabética ou numérica. O mais usual em trabalhos acadêmicos é apresentá-las em uma lista ao final do trabalho com os autores em ordem alfabética do último sobrenome.
Neste caso, a lista deve seguir estas regras de apresentação:
AA lista virá ao final do trabalho, após as conclusões;
BO título será centralizado, em caixa alta e sem numeração;
CO título é só REFERÊNCIAS. Não usar ‘Referências bibliográficas’;
DA lista das referências é alinhada à esquerda;
EAs referências são colocadas em ordem alfabética pelo sobrenome;
FO prenome do autor pode ser abreviado ou não. Escolher uma forma e padronizar no trabalho;
GPara o destaque pode-se usar negrito OU sublinhado OU itálico;
HA lista toda é em espaçamento simples, desde o título, com uma linha em branco (espaçamento simples) entre cada referência;
IAs referências não são numeradas;
JOs elementos básicos são, nesta ordem: autor, título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento;
KNo caso de cidade de publicação da obra ser homônima a outra incluir o Estado. Exemplo: Viçosa (MG) (AL) (RJ);
LSe não for possível identificar a cidade usar a expressão sine loco abreviada [S. l.];
MSe não for possível identificar a editora usar a expressão sine nomine abreviada [s. n.];
NNo caso de não localizar o ano em que o material foi publicado utilizar: data de copyright (Exemplo: c2021) ou data provável (Exemplo: [1970?]);
OPara documentos disponíveis on-line sem data de publicação e sem copyright, considere como data de publicação a data de acesso ao material.
Existem ferramentas para facilitar aos pesquisadores a construção das referências em conformidade com a ABNT. Uma dessas é o Mecanismo Online para Referências (MORE), gratuita, com acesso pelo site: https://more.ufsc.br/. Recomenda-se que, mesmo utilizando o mecanismo, o pesquisador faça uma conferência com as normas técnicas a fim de eliminar qualquer equívoco. Caso persista alguma dúvida busque auxílio do bibliotecário para concluir as referências.
Exemplo – livro impresso - autor abreviado:
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2003. (Coleção educação contemporânea).
Se aparecer informação sobre a edição, colocar.
Exemplo – livro impresso - autor por extenso:
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
O destaque do título pode ser em negrito, itálico, ou sublinhado. Escolha um tipo e use na lista toda. Observar que cada material tem destaque em um local diferente.
Exemplo - livro eletrônico:
GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília, DF: FCI/UnB, 2012. E-book. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf. Acesso em: 11 fev. 2019.
Exemplo – capítulo de livro:
ABREU, V. L. F. G. Pesquisa escolar. In: CAMPELLO, B. et al. A pesquisa escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 25-28.
Se não quiser usar a expressão et. al, pode colocar o nome de todos os autores.
Exemplo – tese, dissertação, TCC em meio eletrônico:
BICHERI, A. L. A. de O. A mediação do bibliotecário na pesquisa escolar face a crescente virtualização da informação. 2008. Dissertação. (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/93713. Acesso em: 17 jun. 2020.
O mês é abreviado e com letra minúscula
Exemplo – anais de eventos em meio eletrônico:
MARQUES, D. R. S.; RODRIGUES, E. C. A pesquisa no ensino médio como uma contribuição para a alfabetização científica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 2017, João Pessoa. Anais eletrônicos [...]. João Pessoa: UEPB, 2017. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4601_07102017092901.pdf. Acesso em: 18 maio 2020.
Maio é o único mês que não é abreviado e deve vir em minúsculo.
Exemplo – artigo em revista científica:
CAMPELLO, B. S.; SILVA, E. V. da. Subsídios para esclarecimento do conceito de livro paradidático. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 64-80, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/143430/147738. Acesso em: 10 fev. 2021.
Exemplo – entrevista publicada em revista de generalidades:
MENDONÇA, Lenny; SUTTON, Robert. Como obter sucesso na era do código aberto. Entrevistado: Mitchekk Baker. HSM Management, São Paulo, ano 12, v. 5, n. 70, p. 102-106, set./out. 2008.
Exemplo – filme:
BREAKING bad: the complete second season. Creator and executive produced by Vince Gilligan. Executive Producer: Mark Johnson. Washington, DC: Sony Pictures, 2009. 3 discos blu-ray (615 min).
Exemplo – redes sociais:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Prêmio Ideia. Goiânia, 2 fev. 2015. Instagram: @ufg_oficial. Disponível em: https://www.instagram.com/p/ynOtuNTEoz/?utm_source=ig_web_copy _link. Acesso em: 23 nov. 2018.
Exemplo – live:
A REGIÃO Metropolitana de Belém (RMB): precariedade, território e COVID-19. [S. l.]: Observatório das Metrópoles, 30 jul. 2020. 1 vídeo (69 min). Live. Disponível em: https://youtu.be/ItLgdiScPCk. Acesso em: 31 jul. 2020.
Exemplo – documento sonoro em meio eletrônico:
PODCAST LXX: Brasil: parte 3: a república. [Locução de]: Christian Gutner. [S. l.]: Escriba Café, 19 mar. 2010. Podcast. Disponível em: http://www.escribacafe.com/podcast-lxx-brasil-parte-3-a-republica/. Acesso em: 4 out. 2010.
Exemplo – autoria desconhecida (a entrada deve ser pelo título):
PEQUENA biblioteca do vinho. São Paulo: Lafonte, 2012.
Exemplo – sem local e sem editora:
ATHAYDE, João Martins de. A filha do pescador. [S. l.: s. n.], 1975. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jn000010.pdf. Acesso em: 23 nov. 2018.
Exemplo – autor-entidade (pessoa jurídica):
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Sistema de Bibliotecas. Orientações para a normalização de trabalhos acadêmicos. Goiânia: Sibi/UFG, 2021.
Exemplo – notícia de site de veículo de comunicação:
ONDA de frio: reviravolta traz vento e forte chance de neve. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=flip. Acesso em: 12 ago. 2010.
Lei nº 9.610/1998 Art. 33. Ninguém pode reproduzir obra que não pertença ao domínio público, a pretexto de anotá-la, comentá-la ou melhorá-la, sem permissão do autor.
Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940) Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.