Parte 2

Estrutura do trabalho

Conforme a NBR 14724/2011, a estrutura do trabalho acadêmico, seja de qual tipo for − TCEM, TCC, monografia, dissertação e tese, deve ter os elementos dispostos na Figura 1.

Figura 1 - Estrutura do trabalho acadêmico conforme a NBR 14724/2011 Printscreen da uma página com os elementos estruturais do trabalho acadêmico. Fonte: Adaptado de Associação Brasileira de Normas Técnicas (2011).

Conforme o disposto na referida norma, o trabalho deve conter parte externa e interna. E a parte interna é subdividida em: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

PARTE EXTERNA

Capa - Deve conter: nome da instituição, nome do(s) autor(es); título; subtítulo (se houver); local; e ano (data da entrega).

Lombada - Se houver, deve seguir a NBR específica. A lombada, no entanto, só aparece quando o trabalho é impresso e se coloca a capa dura. Trata-se da lateral do material, onde consta título do trabalho, nome do autor e ano.

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Folha de rosto - deve conter as informações na seguinte ordem: nome do(s) autor(es); título; c) subtítulo (se houver); natureza; nome do orientador e do coorientador (se houver); local e ano (data da entrega).

Errata - Inserida logo após a ficha de identificação da obra, deve conter a referência do trabalho e o texto da errata.

Ficha catalográfica - inserida no verso da folha de rosto, contém informações bibliográficas para identificar uma obra.

Folha de aprovação - deve ser assinada pelos membros da banca e segue padrão estabelecido pela instituição.

Dedicatória - é inserida após a folha de aprovação. Não deve constar a palavra “Dedicatória” como título.

Agradecimentos - tem o título centralizado e é inserido após a dedicatória.

Epígrafe – item opcional, pode ser inserida após os agradecimentos e também nas folhas ou páginas de abertura de seções primárias.

Resumo no idioma do texto - informa finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento. Para trabalhos acadêmicos deve conter de 150 a 500 palavras.

Resumo em outro idioma - elaborado na língua estrangeira indicada pela instituição.

Lista de ilustrações - recomenda-se elaborar listas para cada tipo de ilustração: lista de figuras, lista de gráficos, lista de quadros, lista de tabelas. Devem ser apresentadas de acordo com a ordem das ilustrações no texto. A lista de tabelas segue as normas de apresentação tabular do IBGE, disponível para download no hiperlink: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf .

Lista de abreviaturas e siglas - elaborada em ordem alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões por extenso.

Lista de símbolos - elaborada de acordo com a ordem em que aparecem no texto com o correspondente significado.

Sumário - Relação das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia do documento.

ELEMENTOS TEXTUAIS

Introdução - parte inicial do texto onde consta o assunto tratado, o problema da pesquisa, a justificativa, os objetivos, as hipóteses, relevância acadêmica e social e outros elementos necessário para situar o tema do trabalho.

Desenvolvimento - parte principal do trabalho, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto, a fundamentação teórica, o método, os resultados e as discussões, separados em seções e subseções, de acordo com a orientação do professor-orientador.

Conclusão - recapitulação sintética do trabalho, seus principais resultados, a resposta para as hipóteses ou questões básicas apresentadas na introdução e as recomendações e sugestões para trabalhos futuros.

ELEMENTOS PÓS TEXTUAIS

Referências - conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

Glossário - lista em ordem alfabética de palavras especiais, pouco conhecidas, obscuras ou de uso restrito acompanhadas de seus respectivos significados.

Apêndice - texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Ex.: o questionário da pesquisa criado pelo autor do trabalho.

Anexo - texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Ex.: uma lei ou um mapa feito por outra pessoa e que foram inseridos no trabalho.

Índice - lista de palavras ou frases, ordenadas segundo um determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no texto.

Regras gerais de apresentação

Também conforme a NBR 14724/2011, o trabalho acadêmico deve seguir as regras gerais de apresentação dispostas no Quadro 8.

Quadro 8 - Regras gerais de apresentação conforme a NBR 14724/2011
FORMATO Papel tamanho A4 (21cmx27cm)
Se houver impressão, utilizar apenas a frente da folha. No verso somente a ficha catalográfica.
Margens:
Esquerda e superior: 3 cm; Direita e inferior: 2 cm
FONTE Tipo de fonte: não especificada pela norma. Normalmente, no sistema Windows, são utilizadas: Arial OU Times New Roman.
Escolhida a fonte deve-se utilizá-la em todo o texto.
Tamanho da fonte: 12 para o texto
Fonte 10 ou 11 para: citações mais de 3 linhas; nota de rodapé; paginação; ficha catalográfica; legendas; fontes das ilustrações e tabelas.
Escolhido o tamanho 10 ou 11, deve-se utilizar em todo o texto, onde for cabível.
ESPAÇAMENTO ENTRE AS LINHAS 1,5 linhas: para todo o texto, incluindo a capa.
Simples (1 linha):
  • Na folha de rosto no texto sobre o tipo do trabalho e nome da instituição;
  • Nas citações com mais de 3 linhas; nota de rodapé;
  • No título e fonte das ilustrações e tabelas;
  • Na lista de referências.
PARÁGRAFO A norma não especifica o tamanho do parágrafo. Definir com o professor-orientador o tamanho a ser usado. Os mais comuns são: 1cm25, 1cm5 e 2cm
NUMERAÇÃO PROGRESSIVA Os títulos de seções primárias devem iniciar em páginas distintas, destacados gradativamente através dos recursos: maiúscula, negrito e itálico.
O sumário deve seguir padrão semelhante ao colocado no texto. Ou seja, mesmos títulos de seções e subseções.
ALINHAMENTO DO TEXTO Centralizado: para títulos sem indicação numérica (como: resumo, abstract, listas, sumários, referências, apêndices e anexos).
Esquerdo:
  • Para título de capítulo ou seções com indicativo numérico.
  • Ex.: 1 INTRODUÇÃO.
  • Na lista de referências.
  • Justificado: para o corpo do texto.
NOTAS DE RODAPÉ
  • Utilizadas para esclarecer alguma parte do texto, citações adicionais, comprovar afirmação ou justificar informação.
  • Usar fonte 10 ou 11.
  • Justificar e usar espaçamento simples.
  • Não têm parágrafo nem espaço entre elas.
PAGINAÇÃO Todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas.
Não conta: a capa, a folha da ficha catalográfica.
A numeração aparece somente a partir da primeira página da parte textual, que é a INTRODUÇÃO.
ILUSTRAÇÕES E TABELAS Tipos de ilustração: figuras, fotografias, gráficos, mapas, quadros, fluxogramas, desenhos, esquemas, organogramas, plantas e outros.
A identificação da ilustração e/ou tabela aparece na parte superior da mesma. E a fonte é indicada na parte inferior. O alinhamento da ilustração, do título e da fonte é livre, mas deve ser uniforme em todo o trabalho.
ABREVIAÇÕES E SIGLAS Escrever o termo por extenso quando aparecer pela primeira vez no texto e colocar a sigla entre parênteses. Na próxima vez que surgir no texto usar somente a sigla.
Fonte: Adaptado de Universidade Federal de Goiás (2021).

No que diz respeito à numeração progressiva, conforme a NBR 6024/2012, ela é usada para demarcar os títulos das seções e subseções do trabalho acadêmico, em uma sequência lógica, bem como o inter-relacionamento entre eles, em materiais em qualquer tipo de suporte. A norma limita a subdivisão da seção principal em até quatro subseções. A numeração progressiva também aparece no sumário, para guiar o leitor entre as seções e subseções.

A seguir se tem um exemplo de numeração progressiva. Observe que o assunto inicial vai sendo aprofundado à medida que a numeração vai sendo subdividida. Ressalta-se que não é obrigatório usar todas as subdivisões no trabalho, pode acontecer de serem usadas apenas a seção principal e uma ou duas subdivisões.

Exemplo:

1 INTRODUÇÃO
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
2.1.1 Ensino superior em Goiás
2.1.1.1 Universidade Federal de Goiás
2.1.1.1.1 Universidade Federal de Goiás

Quanto ao sumário, vale ressaltar que ele difere do índice, tanto na função quanto na localização do mesmo no trabalho. O sumário é um guia para o leitor acerca do conteúdo do trabalho, portanto, vem no início do mesmo, como item pré-textual, ou seja, antes da introdução. Já o índice é uma lista de palavras ou frases, ordenadas segundo um determinado critério, que localiza e remete para as informações contidas no corpo do texto; é um item pós-textual, ou seja, vem após a conclusão do trabalho.

CITAÇÕES

São registros, no texto, de uma informação extraída de outra fonte, qualquer que seja ela. As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numérico ou autor-data. Para trabalhos acadêmicos recomenda-se o sistema autor-data: indicação do autor pelo último sobrenome, seguido da data de publicação do documento do qual a citação foi retirada.

As citações podem ser: direta, indireta, citação de citação. Quando a autoria citada estiver no corpo do texto a grafia deve ser em maiúsculo e minúsculo. Quando estiver entre parênteses, deve ser toda em maiúsculo.

A Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado. O trecho deve ser incluído no texto com aspas e constar o número da página.

Se a citação direta tiver até três linhas:

  • Manter o mesmo padrão do texto (tamanho da fonte, recuo, parágrafo);
  • Utilizar aspas duplas para destacá-la;
  • Se a frase começar no meio, usar as reticências dentro de colchetes para indicar supressão: [...];
  • Indicar a autoria;
  • Deve conter o ano da obra e o número da página.
  • Exemplo:

    Segundo Demo (2003, p. 5), “[...] o que melhor distingue a educação escolar de outros tipos e espaços educativos é o fazer-se e refazer-se na e pela pesquisa”.

    OU

    “[...] o que melhor distingue a educação escolar de outros tipos e espaços educativos é o fazer-se e refazer-se na e pela pesquisa”, segundo Demo (2003, p. 5).

    OU

    “[...] o que melhor distingue a educação escolar de outros tipos e espaços educativos é o fazer-se e refazer-se na e pela pesquisa” (DEMO, 2003, p.5).

    Caso a citação direta ultrapasse três linhas:

  • Destacar o texto com recuo de 4cm a partir da margem esquerda;
  • Digitar em letra menor que a utilizada no texto (10 ou 11);
  • Justificar o texto e usar espaçamento simples;
  • Não usar aspas;
  • Deve haver uma linha de 1,5cm antes da citação e uma de 1,5cm depois da citação;
  • Se a frase começar no meio, usar as reticências dentro de colchetes para indicar supressão: [...];
  • A autoria da citação deve vir logo após o texto citado e não antes dele.
  • Exemplo de citação direta com mais de três linhas:

    Aprender a pesquisar exige prática, reflexão e o desenvolvimento da capacidade de lidar com a informação. Isso porque no processo de pesquisa, o aprendiz precisa buscar informação de qualidade dentre vários recursos e canais, utilizar estratégias para aquisição do conhecimento e comunicá-lo. Esses procedimentos precisam ser realizados, considerando os aspectos éticos e legais da informação. (GASQUE, 2020, p. 27).

    Citação até três autores

    Indicar os nomes dos três autores.

    Exemplo com até três autores:

    Marques, Abreu e Paulino (2003) afirmam que a pesquisa não alcançou os objetivos esperados, tampouco as hipóteses foram confirmadas.

    OU

    A pesquisa não alcançou os objetivos esperados, tampouco as hipóteses foram confirmadas (MARQUES; ABREU; PAULINO, 2003).

    Citação de mais de três autores:

    Indicar apenas o primeiro autor seguido da expressão latina et al., que significa e outros.

    Exemplo com mais de três autores:

    “A quantidade de informações presente na Internet dificulta a localização de uma fonte específica” (TOMAÉL et al., 2001, p. 9).

    Na lista de referências pode colocar todos os autores ou usar a expressão et al.

    B Citação indireta: texto baseado na obra de determinado autor, mas escrito com suas palavras. Não precisa do número da página nem das aspas.

    Exemplo 1:

    Segundo Soares (2019), muitas vezes os alunos não sabem por si mesmos elaborar uma pesquisa, sendo necessário explorar os momentos em sala de aula para apoiar o aluno pesquisador em suas buscas.

    Exemplo 2:

    Há uma tendência de os estudantes recorrerem à biblioteca em busca de materiais sugeridos pelos professores (MILANESI, 1983).

    C Citação da citação: citação direta ou indireta de uma fonte a qual não se teve acesso ao original. Utiliza-se a expressão latina apud (citado por). Se tiver acesso ao original, dê preferência a ele. Na lista de referências colocar apenas a obra que leu.

    Exemplo 1:

    “[...] o viés organicista da burocracia estatal e antiliberalismo da cultura política de 1937, preservado de modo encapuçado na Carta de 1946” (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215).

    Exemplo 2:

    No modelo serial de Gough (1972 apud NARDI, 1993), o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.

    No caso de material com autor não identificado, citar pelo título.

    Exemplo:

    (OS MELHORES..., 2006)

    Plágio

    É a prática de usar ideias de outro autor e não citar. É considerada uma conduta antiética9 e criminosa 10.

    Como evitar o plágio?

    ADurante o desenvolvimento da pesquisa anotar e organizar as fontes utilizadas;

    BUtilizar adequadamente as normas técnicas de citação (NBR 10520/2002) e de referências (NBR 6023/2018);

    CFazer a citação sempre que usar uma frase, ideia, trecho, conceito desenvolvido por outro autor;

    DUsar software antiplágio para averiguar a autenticidade do texto;

    ESe tiver dúvidas recorrer ao bibliotecário.

    Referências

    É a parte que apresenta as referências dos documentos citados ao longo do trabalho. Podem ser ordenadas de forma alfabética ou numérica. O mais usual em trabalhos acadêmicos é apresentá-las em uma lista ao final do trabalho com os autores em ordem alfabética do último sobrenome.

    Neste caso, a lista deve seguir estas regras de apresentação:

    AA lista virá ao final do trabalho, após as conclusões;

    BO título será centralizado, em caixa alta e sem numeração;

    CO título é só REFERÊNCIAS. Não usar ‘Referências bibliográficas’;

    DA lista das referências é alinhada à esquerda;

    EAs referências são colocadas em ordem alfabética pelo sobrenome;

    FO prenome do autor pode ser abreviado ou não. Escolher uma forma e padronizar no trabalho;

    GPara o destaque pode-se usar negrito OU sublinhado OU itálico;

    HA lista toda é em espaçamento simples, desde o título, com uma linha em branco (espaçamento simples) entre cada referência;

    IAs referências não são numeradas;

    JOs elementos básicos são, nesta ordem: autor, título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento;

    KNo caso de cidade de publicação da obra ser homônima a outra incluir o Estado. Exemplo: Viçosa (MG) (AL) (RJ);

    LSe não for possível identificar a cidade usar a expressão sine loco abreviada [S. l.];

    MSe não for possível identificar a editora usar a expressão sine nomine abreviada [s. n.];

    NNo caso de não localizar o ano em que o material foi publicado utilizar: data de copyright (Exemplo: c2021) ou data provável (Exemplo: [1970?]);

    OPara documentos disponíveis on-line sem data de publicação e sem copyright, considere como data de publicação a data de acesso ao material.

    Existem ferramentas para facilitar aos pesquisadores a construção das referências em conformidade com a ABNT. Uma dessas é o Mecanismo Online para Referências (MORE), gratuita, com acesso pelo site: https://more.ufsc.br/. Recomenda-se que, mesmo utilizando o mecanismo, o pesquisador faça uma conferência com as normas técnicas a fim de eliminar qualquer equívoco. Caso persista alguma dúvida busque auxílio do bibliotecário para concluir as referências.

    Exemplo – livro impresso - autor abreviado:

    DEMO, P. Educar pela pesquisa. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2003. (Coleção educação contemporânea).

    Se aparecer informação sobre a edição, colocar.

    Exemplo – livro impresso - autor por extenso:

    GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

    O destaque do título pode ser em negrito, itálico, ou sublinhado. Escolha um tipo e use na lista toda. Observar que cada material tem destaque em um local diferente.

    Exemplo - livro eletrônico:

    GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília, DF: FCI/UnB, 2012. E-book. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf. Acesso em: 11 fev. 2019.

    Exemplo – capítulo de livro:

    ABREU, V. L. F. G. Pesquisa escolar. In: CAMPELLO, B. et al. A pesquisa escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 25-28.

    Se não quiser usar a expressão et. al, pode colocar o nome de todos os autores.

    Exemplo – tese, dissertação, TCC em meio eletrônico:

    BICHERI, A. L. A. de O. A mediação do bibliotecário na pesquisa escolar face a crescente virtualização da informação. 2008. Dissertação. (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/93713. Acesso em: 17 jun. 2020.

    O mês é abreviado e com letra minúscula

    Exemplo – anais de eventos em meio eletrônico:

    MARQUES, D. R. S.; RODRIGUES, E. C. A pesquisa no ensino médio como uma contribuição para a alfabetização científica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 2017, João Pessoa. Anais eletrônicos [...]. João Pessoa: UEPB, 2017. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4601_07102017092901.pdf. Acesso em: 18 maio 2020.

    Maio é o único mês que não é abreviado e deve vir em minúsculo.

    Exemplo – artigo em revista científica:

    CAMPELLO, B. S.; SILVA, E. V. da. Subsídios para esclarecimento do conceito de livro paradidático. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 64-80, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/143430/147738. Acesso em: 10 fev. 2021.

    Exemplo – entrevista publicada em revista de generalidades:

    MENDONÇA, Lenny; SUTTON, Robert. Como obter sucesso na era do código aberto. Entrevistado: Mitchekk Baker. HSM Management, São Paulo, ano 12, v. 5, n. 70, p. 102-106, set./out. 2008.

    Exemplo – filme:

    BREAKING bad: the complete second season. Creator and executive produced by Vince Gilligan. Executive Producer: Mark Johnson. Washington, DC: Sony Pictures, 2009. 3 discos blu-ray (615 min).

    Exemplo – redes sociais:

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Prêmio Ideia. Goiânia, 2 fev. 2015. Instagram: @ufg_oficial. Disponível em: https://www.instagram.com/p/ynOtuNTEoz/?utm_source=ig_web_copy _link. Acesso em: 23 nov. 2018.

    Exemplo – live:

    A REGIÃO Metropolitana de Belém (RMB): precariedade, território e COVID-19. [S. l.]: Observatório das Metrópoles, 30 jul. 2020. 1 vídeo (69 min). Live. Disponível em: https://youtu.be/ItLgdiScPCk. Acesso em: 31 jul. 2020.

    Exemplo – documento sonoro em meio eletrônico:

    PODCAST LXX: Brasil: parte 3: a república. [Locução de]: Christian Gutner. [S. l.]: Escriba Café, 19 mar. 2010. Podcast. Disponível em: http://www.escribacafe.com/podcast-lxx-brasil-parte-3-a-republica/. Acesso em: 4 out. 2010.

    Exemplo – autoria desconhecida (a entrada deve ser pelo título):

    PEQUENA biblioteca do vinho. São Paulo: Lafonte, 2012.

    Exemplo – sem local e sem editora:

    ATHAYDE, João Martins de. A filha do pescador. [S. l.: s. n.], 1975. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jn000010.pdf. Acesso em: 23 nov. 2018.

    Exemplo – autor-entidade (pessoa jurídica):

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Sistema de Bibliotecas. Orientações para a normalização de trabalhos acadêmicos. Goiânia: Sibi/UFG, 2021.

    Exemplo – notícia de site de veículo de comunicação:

    ONDA de frio: reviravolta traz vento e forte chance de neve. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=flip. Acesso em: 12 ago. 2010.